O Coletivo Curador é composto por Francisca Caporali, Mateus Mesquita e Samantha Moreira, integrantes do JA.CA, responsáveis por realizar encontros de orientação artística e técnica com os bolsistas, coordenar equipe de produção do projeto, acompanhar as atividades de comunicação e o dia a dia das atividades de produção. Compõem ainda a grade de programação e auxiliam nas demandas técnicas das ações do projeto.


Francisca Caporali

Fundadora e Coordenadora Artística do JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia desde sua origem, em 2010. Mestre em Artes (MFA) Integrated Media Arts/Hunter College (Nova Iorque, 2006/10) e em Comunicação Audiovisual para Mídia Interativa MECAD (Barcelona, 2003/04). Pelo JA.CA, coordenou diversos projetos desenvolvidos no centro: residências artísticas nacionais e internacionais; workshops com artistas residentes, curadores e críticos convidados; publicações, exposições e projetos de colaboração internacionais, além de desenvolver projetos autorais com os outros integrantes do coletivo. Integrou a equipe curatorial das duas edições do Noite Branca/Fundação Clóvis Salgado em 2012 e 2014. Atualmente é Coordenadora Geral e Artística do 
Programa CCBB Educativo — Arte e Educação.

Mateus Mesquita

Marceneiro pelo Senai MG e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Coordenador Técnico do JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia, espaço autônomo na região metropolitana de Belo Horizonte que realiza projetos transversais em arte, educação, design e arquitetura. Desde 2018 é coordenador do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação de Belo Horizonte.

Samantha Moreira

Artista, curadora e gestora cultural. É fundadora do Ateliê Aberto – Campinas (SP) desde 1997, do CHÃO SLZ – São Luiz (MA) desde 2015, e integrante do JA.CA (MG), desde 2016. Foi idealizadora, curadora e organizadora e projetos premiados em editais públicos e de exposições na Funarte, ProAc, Centro Cultural Banco do Brasil, em Museus de Arte Contemporânea. Participou de exposições como 32º Panorama da Arte Brasileira no MAM São Paulo, Rumos Artes Visuais Itaú Cultural, Temporada de Projetos Paço das Artes. Atua juntamente como espaços independentes parceiros no Brasil e no exterior. Atualmente é Coordenadora Geral e Artística do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação, no Centro Cultural Banco do Brasil RJ, BH, SP e DF.