1) É necessário ter realizado alguma exposição individual para efetuar a inscrição?

R: Não. Não ter realizado nenhuma exposição individual encaixa-se nos critérios para participação do edital, assim como ter realizado uma, duas ou três exposições individuais. Ou seja, no máximo 3 (três) exposições individuais, conforme descrito no “CAPÍTULO 3 – DOS PARTICIPANTES” no presente edital.

2) Posso mandar o comprovante de residência que está no nome de outra pessoa (o locatário do imóvel, por exemplo)?

R: SIm. Você pode enviar uma cópia do comprovante de endereço com o nome da pessoa, e uma declaração anexada.

3) É necessário que a declaração do corresidente anexada à inscrição seja reconhecida em cartório?

R: A cópia da declaração anexada põe ser simples, sem registro de cartório.

4) A informação anexada relativa ao Currículo Resumido pode repetir o conteúdo do campo de preenchimento relativo, também, ao Currículo Resumido?

R: Sim, pode repetir. Abrimos a possibilidade para o envio do Currículo de no máximo duas páginas (a opção anexável), mas pedimos que também nos enviem num formato resumido (a opção preenchível de no máximo 5.000cc). Se o seu currículo tem no máximo 5.000 caracteres, não tem problema repetir.
Fizemos dessa forma para termos uma leitura mais rápida numa versão resumida, e a possibilidade de aprofundamento na versão de até duas páginas, caso haja.

5) Existe um número máximo de projetos que podem ser inscritos pela mesma pessoa?

R: Cada candidato pode inscrever um projeto.

6) Em caso de projetos realizados por um coletivo, o Currículo é apenas do representante ou de todos os integrantes do coletivo? E o Portifólio, dos integrantes ou do coletivo?

R: Os envios do Currículo e Portifólio podem ser tanto do coletivo, quanto de cada um dos integrantes. A necessidade, no caso de coletivos, é que todos os integrantes enquadrem-se no item 3.1 do edital.

7) Se inscrevo o coletivo, todos ou somente alguns membros devem fixar residência em BH?

R: Como consta no Edital, no item 3.2, “todos os membros do coletivo de artistas deverão enquadrar-se no item 3.1”.
No item 3.1, letra C), os candidatos deverão “comprometer-se a fixar residência na cidade de Belo Horizonte ou respectiva Região Metropolitana durante todo o período de vigência da bolsa.”
Nesse sentido, todos os membros do coletivo deverão comprometer-se a fixar residência em BH.

8) A quantidade máxima de caracteres inclui os espaços?

R: Sim. Os espaços são contabilizados na contagem de caracteres do formulário de inscrição.

9) Em resumo, o item D do “Capítulo 3 – Dos Participantes” que estabelece requisitos para inscrição:

• Se o proponente tem MAIS DE 35 ANOS e MAIS DE 3 EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS, MAS MENOS de  5 ANOS desde a PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL: o proponente PODE se inscrever no Bolsa Pampulha 2018/2019;

  Se o proponente tem MAIS DE 35 ANOS e MAIS de 5 ANOS desde PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL, MAS ATÉ 3 EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS (ZERO, UMA, DUAS OU TRÊS): o proponente PODE se inscrever no Bolsa Pampulha 2018/2019;

• Se o proponente tem MAIS de 5 ANOS desde PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL e MAIS DE 3 EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS, MAS MENOS de 35 ANOS: o proponente PODE se inscrever no Bolsa Pampulha 2018/2019;

• Agora, se o proponente tem MAIS de 35 ANOS, MAIS DE 3 EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS e MAIS de 5 ANOS desde PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL: o proponente  NÃO PODE se inscrever no Bolsa Pampulha 2018/2019.