3º Encontro com Comissão de Acompanhamento + Fala de Mônica Hoff

Entre os dias 26 a 28 de julho de 2019, de sexta a domingo, o Museu de Arte da Pampulha recebeu o terceiro e último encontro imersivo entre os artistas contemplados pelo Bolsa Pampulha 2018/2019 e os integrantes da comissão de acompanhamento do programa – Augusto Fonseca, Beatriz Lemos, Júlia Rebouças, Mônica Hoff e Samantha Moreira.

Ao longo do primeiro dia do encontro, os artistas apresentaram o andamento de suas pesquisas, estabelecendo diálogos e recebendo críticas, considerações e sugestões dos integrantes da comissão. Durante o segundo dia, foram realizadas conversas individuais entre os artistas e as curadoras convidadas, tendo como foco a expografia dos trabalhos realizados durante a residência.

No último dia da imersão, a curadora, pesquisadora e arte-educadora Mônica Hoff levou ao Museu de Arte da Pampulha uma série de reflexões sobre a própria trajetória profissional, trazendo à discussão conceitos como aprendizagem e desaprendizagem, contrapedagogias e pedagogias do poder. Entre os projetos comentados, figura a ação “Oficina Pública de Perguntas”, voltada a públicos de todas as idades. 

Mônica é artista, curadora, pesquisadora, e co-fundadora do Espaço Embarcação, em Florianópolis. É Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pela UFRGS, e atualmente cursa doutorado em Processos Artísticos Contemporâneos no PPGAV/UDESC.